Histórias do Museu…

O Museu do Colono é um lugar incrível. Uma prova disso é esta história que trazemos aqui:

Em plena visitação, ao observar a coleção de moedas e notas antigas de nosso acervo, um visitante sacou da carteira uma nota semelhante. Foi a deixa para uma deliciosa conversa sobre os objetos históricos do museu.

Eles ativam memórias, despertam identificação, fazem o indivíduo se sentir pertencente a uma história coletiva. De uma cristaleira que remete à nossa avó a uma radiola que nos lembra aquela JBL moderna, patrimônios culturais são capazes de costurar memórias unindo acervos museológicos a histórias pessoais de cada visitante.

Qual memória sua será despertada na próxima visita ao Museu do Colono?

Sobre Museu do Colono

O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, dentre elas cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, estrutura, etc, permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados. Na casa residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço. Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.

Deixe um comentário