Projeto “SUAS MEMÓRIAS NO MUSEU DO COLONO”.

🔹Que tal ajudar a preservar a história de Santa Leopoldina a partir do empréstimo de sua coleção particular de fotografias e documentos antigos?

🔹Hoje o Museu do Colono lança o projeto “SUAS MEMÓRIAS NO MUSEU DO COLONO” onde, a partir do empréstimo desses itens de valor histórico, buscamos resgatar, preservar e valorizar a memória da comunidade de Santa Leopoldina, ampliando o acervo digital do Museu do Colono.

🔹As fotografias e documentos serão recebidos pelos profissionais do museu a partir do dia 20 de novembro e passarão por ações de higienização preventiva, catalogação e digitalização. Participe você também!

🔹Mais informações em breve em nossas redes sociais.

🔹Suas fotografias e documentos estarão seguros!

🔹Para digitalização dos itens será utilizado um Scanner Planetário. Trata-se de um scanner de alta performance que garante a digitalização de documentos históricos de forma rápida e com qualidade, sem expor os originais a radiação de raios ultravioleta e infravermelho e sem compressão física das peças.

COMO PARTICIPAR?

🔹Se você possui fotografias ou documentos antigos que ajudam a contar a história dos colonos, das famílias, de acontecimentos históricos, das festas e/ou do desenvolvimento da cidade de Santa Leopoldina, você já pode participar! Todo item é bem-vindo.

🔹Vale lembrar que documentos podem ser cartas, passaportes, títulos, recibos, jornais, cartazes, diários, livros de receitas, convites ou qualquer outro item que possa registrar o passado da região e de seus moradores.

QUANDO PARTICIPAR?

🔹 O recebimento das fotos e documentos acontecerá do dia 20 de novembro ao dia 20 de dezembro de 2023.

ONDE PARTICIPAR?

🔹Para participar do projeto você deve entrar em contato com o Museu do Colono para agendar sua reunião com a profissional responsável. No ato da entrega será assinado um Termo de Responsabilidade e Cessão de Direitos.

🔹Canais de agendamento:
Telefone: (27) 3266-1250
Whatsapp: (27) 99902-1626
E-mail: museudocolono@secult.es.gov.br

O QUE SERÁ FEITO COM MINHA FOTOGRAFIA/DOCUMENTO?

🔹 O primeiro passo é a realização de uma reunião com a museóloga do Museu do Colono onde o material será avaliado quanto suas informações, datação, estado de conservação, temática e outros dados importantes para sua apresentação e aproveitamento.

🔹 É importante ressaltar que um Termo de Responsabilidade e Cessão de Direitos deve ser assinado no ato do empréstimo.

🔹 Em seguida os itens passarão por um processo de higienização preventiva, catalogação e digitalização em scanner profissional.

🔹Todas as fotografias e documentos serão devolvidos ao seu proprietário.

🔹 Os arquivos digitais gerados a partir deste projeto farão parte do acervo do Museu do Colono, podendo ser inseridos no repositório da Midiateca Capixaba ou ainda reproduzidos para uso em exposições e publicações da Secretaria Estadual de Cultura, de acordo com a disponibilidade legal de cada um deles.

POR QUE PARTICIPAR?

🔹Participar do projeto “SUAS MEMÓRIAS NO MUSEU DO COLONO” é uma oportunidade não só de colaborar com a construção de uma narrativa histórica e cultural mais ampla sobre Santa Leopoldina, como também assegurar a preservação da memória local.

🔹Dessa forma, sua história familiar pode fazer parte do Museu do Colono tornando o acervo mais diversificado.

❤ Participe!

Sobre Museu do Colono

O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, dentre elas cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, estrutura, etc, permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados. Na casa residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço. Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.

Deixe um comentário