“Mapas do Espírito Santo Colonial”

Que tal compreender um pouco mais como foram os primeiros séculos após a chegada dos europeus ao território capixaba? A partir de reproduções e análises de antigos mapas do estado, encontrados em arquivos portugueses, espanhóis, franceses e norte-americanos, a mostra “Mapas do Espírito Santo Colonial” proporciona uma viagem pela história, despertando também o valor artístico dessas produções feitas por cartógrafos que eram também pintores das cortes europeias.

A partir desta terça-feira (19), o Museu do Colono abre suas portas para essa mostra, realizada pelo historiador capixaba Fabio Paiva Reis, com curadoria da museóloga e também historiadora Ana Motta. A entrada é gratuita, e a visita pode ser feita até 18 de fevereiro de 2024.

A mostra é fruto de cinco anos de pesquisa, realizada a partir do edital de Educação Patrimonial da Secult e com o apoio de uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse.

SERVIÇO

Mostra “Mapas do Espírito Santo Colonial”

Quando: de 19 de dezembro a 18 de fevereiro de 2024

Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Local: Museu do Colono, Avenida Presidente Vargas, 1501, Santa Leopoldina

Entrada gratuita

Sobre Museu do Colono

O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, dentre elas cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, estrutura, etc, permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados. Na casa residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço. Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.

Uma resposta para ““Mapas do Espírito Santo Colonial””

  1. ademarpossebom diz :

    Muito bacana! Quero ir ver.

Deixe um comentário