Arqueologia e História Indígena Capixaba.

Em setembro de 2023 o Museu do Colono promoveu uma live sobre Arqueologia e História Indígena Capixaba, com foco no município de Santa Leopoldina. Nosso convidado especial foi o arqueólogo Dr. Henrique Antonio Valadares Costa. Esta ação fez parte da programação da 17º Primavera dos Museus, que em 2023 teve como tema “Memórias e democracia: Pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas” e pode ser acessada pelo link https://www.instagram.com/reel/CxZDd7FuMKO/?utm_source=ig_web_copy_link.

Museus são espaços importantes na promoção da inclusão social e da diversidade, sendo importantes aliados na luta pelo respeito e democracia. Por isso, é indispensável a promoção de ações como essa, que aproximem o conhecimento acadêmico da comunidade local.

#17primaveradosmuseus

Sobre Museu do Colono

O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, dentre elas cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, estrutura, etc, permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados. Na casa residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço. Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.

Deixe um comentário