Vamos falar de acervo???

É uma cama modernista? Uma cápsula extraterrestre? Ou será um caixão? Essas são algumas perguntas que nossos visitantes fazem quando se deparam com esse item em exposição. Na verdade, é uma banheira de zinco galvanizado, com aproximadamente 1,58 m de comprimento, doada pelo Sr. Antônio Whigw. 

Trata-se de um item muito representativo da vida imigrante da região. Vale lembrar que, na maioria das casas rurais e urbanas do século XIX, era comum não haver água encanada, quarto de banho (banheiro) ou, quando havia, localizava-se do lado externo. Normalmente a higiene era toda feita nos próprios quartos de dormir.

E aí, gostou? Venha visitar o Museu do Colono e conhecer mais dessa história!

Sobre Museu do Colono

O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, dentre elas cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, estrutura, etc, permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados. Na casa residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço. Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.

Deixe um comentário